Escola de Gestão e Negócios

Futebol, Mercado e a Lei da SAF

O curso “Futebol, Mercado e a Lei da SAF” tem como objetivo oferecer uma introdução ao mercado de futebol no Brasil, impulsionado pela criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), além de proporcionar um estudo aprofundado dos institutos legais aplicáveis a esse modelo. O curso também visa analisar casos emblemáticos que marcaram a transformação do cenário futebolístico brasileiro, que atualmente conta com mais de uma centena de SAFs, destacando os impactos dessa evolução no ambiente esportivo.

modalidade

100% Online – Segunda e Terça (noite)

duração

65 horas 

público-alvo

profissionais do direito, gestores esportivos, executivos de clubes de futebol, empresários e estudantes que desejam compreender o impacto da criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no mercado brasileiro.

investimento

R$ 6.200,00
À vista: 5% de desconto Boleto:1x Cartão:12x sem juros
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Educação Executiva

Os Pilares do Programa

Os cursos da CBF Academy buscam oferecer um olhar amplo e sistêmico das instituições do Futebol, apresentando e aprofundando suas áreas e a complexa interligação entre elas. Professores, profissionais e especialistas em Gestão do Futebol trarão seus conhecimentos, experiências e técnicas de sucesso, integrando as ferramentas e casos práticos utilizados com as experiências do cotidiano dos participantes e com o meio em que estão inseridos, favorecendo a interação entre teoria e prática e a efetividade do ambiente de aprendizagem.

Curta-Duração

Formação Continuada

exclusividade

Máximo de 50 pessoas por turma

Aulas Online 100% ao vivo

interação em tempo real com os professores

Educação Executiva

Objetivos do Curso

A Educação Executiva da CBF Academy oferece aos profissionais do futebol a oportunidade de se desenvolverem de maneira ágil, com o apoio de renomados especialistas de clubes de futebol profissional do Brasil e de grandes referências tanto na esfera acadêmica quanto no mercado.

Corpo Docente

Profissionais na Indústria do Esporte

Guilherme Bellintani

Guilherme Bellintani é empresário e CEO da Squadra Sports. Foi presidente do Esporte Clube Bahia entre 2018 e 2023, período em que liderou a modernização da gestão do clube. Acadêmico dedicado, é Mestre em Educação e Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano, com ampla experiência na interseção entre esporte, inovação e gestão estratégica.

Rodrigo R. Monteiro de Castro

Mestre e Doutor pela PUC/SP, coidealizador e autor da Lei da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), é Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Desenvolvimento do Futebol (IBESAF). Sua expertise é reconhecida no mercado, especialmente na realização de operações societárias relevantes, incluindo operações envolvendo o futebol, e implementação de modelos de governança no futebol.

Detalhes do Programa

O QUE ESPERAR DO CURSO?

  • Disciplina I – Estrutura do Futebol

    • A disciplina aborda a estrutura e regulamentação do futebol, comparando modelos de governança europeus e latino-americanos. Analisa a evolução legislativa no Brasil desde a Constituição Federal de 1988, passando pela Lei Zico, Lei Pelé, PROFUT, Lei da SAF e Lei Geral do Esporte, destacando as mudanças no modelo de gestão dos clubes. Além disso, explora a organização do futebol em âmbito global, examinando o papel da FIFA, Conmebol, CBF e federações na regulamentação e desenvolvimento do esporte.
  • Disciplina II – Introdução à Lei da SAF (Lei nº 14.193/21)

    • A disciplina apresenta a Lei da SAF (Lei nº 14.193/21), abordando sua origem, concepção, trâmites legislativos e diferenças em relação ao primeiro projeto de lei. Analisa a estrutura da norma, incluindo aspectos como constituição, governança, financiamento, obrigações, tributação e programas de desenvolvimento educacional e social. Além disso, explora a sujeição da SAF à Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) e as razões para a criação desse modelo específico de organização dos clubes de futebol.
  • Disciplina III – Leis das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76)

    • A disciplina aborda a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), explorando as características das sociedades anônimas, incluindo objeto, responsabilidade dos acionistas, tipos de ações e direitos societários. Examina a estrutura de controle e administração, abrangendo assembleia geral, conselho de administração, diretoria e acordos de acionistas. Analisa os mecanismos de fiscalização, normas aplicáveis aos administradores, demonstrações financeiras e operações societárias como fusão, cisão, incorporação e transformação. Além disso, estuda outras formas de organização empresarial, como joint-ventures, consórcios e grupos societários.
  • Disciplina IV – Estudo da Lei da SAF

    • A disciplina estuda a Lei da SAF, abordando sua natureza, características, objeto e forma de constituição. Analisa as ações de emissão da SAF, incluindo a função das diferentes classes de ações e o conceito de golden shares (poderes de veto). Explora o controle e governança da SAF, suas regras próprias e complementares à Lei das Sociedades por Ações, além das permissões e restrições. Discute a publicidade dos atos da SAF, o registro conforme a Instrução Normativa DREI nº 112/22, e as obrigações da SAF, incluindo os meios de quitação das dívidas dos clubes instituidores. Também trata do financiamento da SAF, dos grupos societários no futebol e do Programa de Desenvolvimento Educacional e Social (PDE).
  • Disciplina V – O Acesso do Futebol e da SAF ao Mercado de Capitais

    A disciplina aborda o acesso do futebol e da SAF ao mercado de capitais, iniciando com uma introdução ao mercado de capitais, os valores mobiliários, a Lei nº 6.385/1976 e o papel da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Analisa o processo de acesso ao mercado financeiro e de capitais, incluindo a emissão de debêntures e outros valores mobiliários, e o funcionamento da Bolsa de Valores, com foco no Novo Mercado. Também discute a captação de recursos no exterior para investimento em SAFs no Brasil, o investimento da SAF no exterior e o Parecer de Orientação CVM nº 41.

  • Disciplina VI – Tributação

    A disciplina aborda a tributação das pessoas jurídicas, com foco nos distintos regimes tributários aplicáveis à atividade futebolística, como associação civil, sociedade empresária (clube-empresa) e SAF. Examina a tributação da SAF, incluindo o regime específico de tributação do futebol (TEF), e analisa os impactos da reforma tributária sobre as SAFs.

  • Disciplina VII – Regime Centralizado de Execuções (RCE), Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência

    A disciplina aborda o Regime Centralizado de Execuções (RCE), incluindo seus conceitos, propósito e aplicação. Analisa o concurso de credores, plano de credores e pagamento, bem como a disciplina judiciária e a evolução jurisprudencial, com foco no Provimento nº 1/CGJT, de 19 de agosto de 2022. Estuda a conversão de créditos em ações da SAF e a responsabilidade subsidiária da SAF. Examina a recuperação judicial, incluindo a Lei nº 11.101/2005, sua aplicabilidade ao clube de futebol e à SAF, a preservação da atividade empresarial no futebol e a alienação de UPI no contexto de SAF. Também aborda a recuperação extrajudicial, a falência do clube e da SAF e analisa casos práticos de clubes como Avaí, Sport, Coritiba, Corinthians e Portuguesa.

  • Disciplina VIII – A SAF e o Sistema da Concorrência

    A disciplina aborda o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, analisando a sujeição da SAF ao CADE e ao sistema concorrencial brasileiro. Examina, ainda, os entendimentos do CADE em relação às operações envolvendo SAF, destacando os aspectos concorrenciais e regulatórios aplicáveis.

  • Disciplina IX – Estudo de Casos

    A disciplina envolve o estudo de casos práticos de clubes brasileiros, analisando as situações específicas de gestão, financeiras e legais. Os casos abordados incluem o Cruzeiro, Botafogo, Atlético Mineiro, Coritiba, Bahia e Londrina, com foco na aplicação dos conceitos e leis relacionados às SAFs e à gestão futebolística no Brasil.

Processo Seletivo

Informações Detalhadas

  • PROCESSO SELETIVO

    Passo 1 – Preenchimento do formulário de inscrição

    Passo 2 – Análise do Perfil

    Passo 3 – Aprovação

    Passo 4 – Matrícula Digital


  • Exigências
    • Ensino Médio

  • Documentos exigidos
    • Currículo Vitae;
    • Cópia de diplomas e certificados que o candidato julgar pertinentes.

 Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Excelência Acadêmica

Parceria com o IDP

Todos os programas da CBF Academy são conduzidos em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, instituição de ensino superior certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e com ampla experiência na organização de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas, tais como Administração, Comunicação, Direito, Economia e Tecnologia.

Conheça os nossos programas de pós-graduação

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MBA em Liderança e Gestão do Futebol

Curso abrangente de gestão esportiva, com foco no futebol. Capacita os alunos para enfrentarem desafios em clubes e aborda temas como gestão, planejamento, marketing e finanças.

direito

Pós-Graduação em Direito Esportivo

Curso interdisciplinar focado no direito esportivo, especialmente no futebol. Com uma abordagem interdisciplinar, aborda temas como regulamentação do futebol, contratos, tribunais esportivos, e outras questões legais fundamentais para o ambiente do futebol.

dados

MBA em Análise de Desempenho e Ciência de Dados Aplicados ao Futebol

Curso inovador que explora análise estatística e ciência de dados no futebol, com ênfase na avaliação de desempenho de jogadores e equipes. São abordados diferentes temas, como ferramentas de prospecção, departamentos de inteligência, estratégias de treinamento, entre outros.

saúde

Especialização em Ciências da Saúde e Performance no Futebol e Esportes de Alto Rendimento

Curso focado em saúde e desempenho no futebol, abordando preparação física, nutrição e prevenção de lesões, preparando os alunos para os desafios do campo.

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Pós-Graduação em Marketing no Futebol

Curso inovador que explora estratégias de marketing e gestão no futebol, com foco em branding, engajamento de torcedores, monetização de clubes, campanhas publicitárias, tecnologia, inovação e relacionamento

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