Notícias
Marketing no Futebol: Aprendendo com os melhores
Há 22 anos, escolhi trabalhar em marketing esportivo porque gostaria de unir o esporte (uma das minhas paixões) com marketing (minha escolha profissional).
Busquei educação formal, capacitação nesta área e não encontrei no Brasil. Tive que ir ao exterior.
Muita coisa aconteceu desde então. Trabalhei em agências, multinacionais, grandes patrocinadores. Assinei contratos com clubes de Futebol, jogadores e atletas olímpicos. Trabalhei diretamente na Copa do Mundo FIFA e nos Jogos Olímpicos.
Mas faltava algo: capacitar novos profissionais, transmitir e dividir meus conhecimentos e experiências com quem ingressar nesta carreira.
Por isso, aceitei com grande alegria e honra, o convite do Michel Mattar, líder da Escola de Gestão e Negócios, para coordenar o 1o Workshop de Marketing e Futebol para a CBF Academy.
Foram 3 noites de muito conhecimento, aprendizado, discussão e interação.
Discutimos os temas mais quentes e relevantes do Marketing ligado a Futebol: patrocínio, licenciamento, engajamento do torcedor, streaming, direitos de transmissão, Big Data, eSports e fechamos com racismo, inclusão e diversidade, algo tão presente em nossa sociedade.
Grandes nomes do mercado estiveram conosco: executivos de clubes, patrocinadores, agências, mídia, veículos de comunicação e diretores da CBF.
Fechamos o curso Marketing e Vendas no Futebol com o dever de missão cumprida, mas enquanto escrevo estas linhas, já estamos pensando na edição do ano que vem.
Não perca esta excelente oportunidade de aprender com quem fez e faz acontecer.
Um abraço, Boas Festas e Feliz 2021
Eduardo Corch - Coordenador do Workshop Marketing e Futebol